Tratamento para Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Grande parte das mulheres apresentam algum sintoma antes da menstruação causado pela Tensão Pré-Menstrual (TPM), entre os mais comuns as alterações do humor, ansiedade e cansaço.

Quando os sintomas como dores, inchaço, fluxos intensos e alterações de humor são muito intensos, a TPM se torna uma doença, impactando na vida social, produtividade e eficiência profissional da mulher.

A causa está nos hormônios produzidos pelo ciclo menstrual e que acabam causando reflexos físicos e emocionais.

Cuidados com a saúde e hábitos de vida saudáveis podem ajudar a controlar sintomas que antecedem a menstruação. Assim como existem fatores que aumentam a duração e pioram a intensidade da TPM, como:

• Transtornos de ansiedade e depressão
  • Stress e traumas psicológicos
  • Obesidade
  • Tabagismo
  • Consumo de álcool
  • Falta de cuidados alimentares
  • Alterações do sono

Em muitos desses casos o tratamento com implantes hormonais, são a melhor indicação, pois auxiliam impedindo as oscilações hormonais, devolvendo as mulheres o controle sobre o seu corpo e sentimentos.

Quando os sintomas como dores, inchaço, fluxos intensos e alterações de humor são muito graves, a TPM se torna uma doença. Por isso não sofra, busque qualidade para sua vida. A medicina está à disposição para ser usufruída.

Síndrome dos Ovários Policísticos – SOP

A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio do sistema endócrino que provoca alteração nos níveis hormonais femininos. Uma das características clássicas da SOP é a falta de ovulação e, consequentemente, a infertilidade.

É uma doença sistêmica que atinge de 5% a 10% das mulheres em idade reprodutiva. Quando não diagnosticada e tratada faz com que a mulher sofra ao longo de toda a vida.

A resistência à insulina é a principal influência no metabolismo em grande parte das mulheres com SOP e a que traz maiores consequências. Há risco aumentado para desenvolver diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares, falência ovariana prematura e câncer de endométrio.

A SOP pode desencadear diferentes sinais e sintomas nas mulheres, como:

• Obesidade
  • Irregularidade menstrual, ciclos menstruais prolongado
  • Fluxo intenso com cólicas, quando aparecem
  • Aumento de pelos em locais mais masculinos, como rosto, peito, pernas
  • Mais oleosidade na pele, acnes
  • Ganho de peso exagerado, geralmente em torno do abdômen
  • Dificuldade para engravidar
  • Problemas psicológicos, como depressão e ansiedade

Apesar de não ter cura, a SOP tem tratamento. A primeira coisa a fazer é procurar um médico especializado para indicar o tratamento adequado.