Blog

Ganho de peso na menopausa: como evitar que isso ocorra?

Ganho de peso na menopausa: como evitar que isso ocorra?

Mulheres com rotina sedentária e padrão alimentar calórico irão vivenciar maior ganho de peso na menopausa.

Mulheres com sobrepeso e obesidade na fase de climatério sofrem consequências mais severas no que se refere às ondas de calor, diminuindo a eficiência em atividades e até no trabalho.

Não são apenas os sintomas da menopausa que podem surgir mas as consequência da falta de saúde, propiciando aumento de riscos para eventos cardiovasculares, trombose e problemas ortopédicos. Continue lendo esse artigo e entenda o que você pode fazer.


As preocupações do ganho de peso na menopausa

As preocupações com o ganho de peso na menopausa são frequentes nas mulheres que estão chegando nesta fase da vida.

A passagem pelo climatério é marcada por desequilíbrios hormonais, relacionado à queda do estrogênio e testosterona, gerando sintomas e alterações no metabolismo.

Nesta fase, a mulher tende a aumentar a gordura corporal a cada ano, pela insuficiência de funcionamento do ovário.

O aumento do tecido adiposo provoca uma piora da resistência à insulina(RI), aumentando os níveis de glicose no sangue.

Este estado faz com que a mulher continue ganhando cada vez mais peso, se tornando um ciclo vicioso de inflamação.

Para interromper este ciclo, o estímulo muscular facilita o consumo de glicose, melhorando a RI, promovendo menor acúmulo de gordura.

Reposição hormonal na menopausa

Ao contrário do que muitas pensam, a terapia de reposição hormonal ajuda a controlar o peso corporal.

De acordo com estudo realizado em mulheres na menopausa, aquelas que receberam TRH conseguiram ter melhor manutenção da massa muscular e menor aumento da circunferência abdominal em relação as mulheres que não fizeram reposição hormonal.

A TRH não está associada ao ganho de peso, o ganho pode ocorrer pelas alterações fisiológicas da própria idade.

O que fazer para amenizar o ganho de peso na menopausa?

Minha recomendação sempre é a prevenção. A vigilância do peso e bons hábitos de saúde. A terapia de reposição hormonal (TRH) também é uma grande aliada, sendo que cada paciente deve ser avaliada individualmente.

A reposição hormonal, ao contrário que muitos pensam não engorda, e sim ajuda a controlar o peso corporal, evitando o ganho de peso na menopausa.

Para minimizar o ganho de peso nesta fase, é importante aumentar a frequência e a intensidade da atividade física para preservar a massa magra e diminuição da massa gorda, aliado é claro a uma boa dieta alimentar.

Os benefícios dos exercícios vão muito além do controle de gordura corporal, também promove a liberação de substância anti-inflamatórias, melhor utilização de leptina – o hormônio da saciedade, e ainda auxilia na regulação de serotonina, dopamina, noradrenalina, melhorando a saúde mental.

A prática de atividade física somado a um consumo de alimentos saudáveis serão essenciais para o controle do peso corporal, assim você estará promovendo a sua saúde e evitando doenças.

Saiba mais sobre os meus atendimentos, agende uma consulta!

Compartilhar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

VEJA TAMBÉM