Ganho de peso na menopausa: como se preparar para que isso não ocorra

A passagem pelo climatério é marcada por desequilíbrios hormonais, relacionado à queda do estrogênio e testosterona, gerando sintomas e alterações no metabolismo. O que pode gerar aumento de peso na menopausa.

Mas como se preparar para este momento inevitável, como diminuir os sintomas da menopausa. Confira esse artigo e entenda mais.

Por que a mulher ganha peso na menopausa?

Na menopausa, a mulher tende a aumentar a gordura corporal a cada ano, pela insuficiência de funcionamento do ovário.

O aumento do tecido adiposo provoca uma piora da resistência à insulina (RI), aumentando os níveis de glicose no sangue. Este estado faz com que a mulher continue ganhando cada vez mais peso, se tornando um ciclo vicioso de inflamação.

Mulheres com rotina sedentária e padrão alimentar calórico irão vivenciar maior ganho de peso na menopausa.

O que fazer para controlar o ganho de peso na menopausa?

A prática de atividade física somado a um consumo de alimentos saudáveis serão essenciais para o controle do peso corporal, assim você estará promovendo a sua saúde e evitando doenças.

O estímulo muscular facilita o consumo de glicose, melhorando a RI, promovendo menor acúmulo de gordura.

Os benefícios dos exercícios vão muito além do controle de gordura corporal, também promove a liberação de substância anti-inflamatórias, melhor utilização de leptina – o hormônio da saciedade, e ainda auxilia na regulação de serotonina, dopamina, noradrenalina, melhorando a saúde mental.

A terapia de reposição hormonal (TRH) também é uma grande aliada, sendo que cada paciente deve ser avaliada individualmente. A reposição hormonal, ao contrário que muitos pensam não engorda, e sim ajuda a controlar o peso corporal.

Mulheres com sobrepeso no climatério

Mulheres com sobrepeso e obesidade na fase de climatério – período que antecede a menopausa sofrem consequências mais severas no que se refere às ondas de calor, diminuindo a eficiência em atividades e até no trabalho.

Não são apenas os sintomas da menopausa que podem surgir, mas às consequências da falta de saúde, propiciando aumento de riscos para eventos cardiovasculares, trombose e problemas ortopédicos.

Estar de bem com você é fundamental, pois afinal quantos anos ainda você tem para ser feliz e viver? Muitos não é mesmo? Então que sejam com qualidade.

Busque sempre ajuda profissional, agende uma consulta e viva com mais qualidade.